top of page

Bem-vindo ao nosso Blog

Bem-vindo ao blog da Faia Brava. Aqui poderá acompanhar as nossas ações, projetos e todas as novidades.

Sunrise
Buscar

Reflorestação na Faia Brava

Atualizado: 22 de dez. de 2023

Entre os meses de outubro a dezembro de 2023 realizámos diversas ações de reflorestação na Faia Brava, com o intuito de apoiar a regeneração de áreas degradas com solos pobres. A equipa da ATNatureza, com o apoio de estudantes de Figueira de Castelo Rodrigo e de voluntários holandeses e portugueses, plantou 2060 árvores e arbustos e semeou cerca de 8500 bolotas num total de 4 hectares na nossa reserva.

A nossa estratégia de reflorestação, na tentámos minimizar a mobilização do solo, dividiu-se em três vertentes:

  • Plantação de árvores (carvalhos, azinheiras, sobreiros, lódãos, entre outras) em áreas arbustivas, por forma a acelerar a sucessão ecológica e estender bosquetes pré-existentes;

  • Plantação de estacas de salgueiro e rosa canina em linhas de água e ao redor destas, por forma a aumentar a biodiversidade e integridade de zonas ripícolas;

  • Sementeira direta de bolotas (carvalho-cerquinho, sobreiro e azinheira) em áreas degradadas na reserva.


Na foto está um Carvalho plantado entre arbustos.



Sementeiras

Neste ano continuámos o nosso esforço em criar sementeiras de cereais na Faia Brava. Estas culturas tradicionais são essenciais para a manutenção das populações de espécies como o coelho-bravo (Oryctolagus cuniculus), a lebre (Lepus granatensis) e a perdiz-vermelha (Alectoris rufa), presas essenciais para suportar carnívoros como as rapinas rupícolas. 




Apanha da azeitona

Como habitualmente, este outono voltámos a realizar a apanha tradicional da azeitona nos olivais BIO da nossa reserva.

Graças ao esforço da nossa equipa de campo batemos este ano o nosso anterior recorde. A colheita de 2023 atingiu as 10 toneladas de azeitona para a produção do azeite biológico da Faia Brava. Durante esta campanha contámos com a prestimosa colaboração de um grupo de alunos dos cursos profissionais da Escola Secundária de Figueira de Castelo Rodrigo.

Bem haja a todos. Manter esta atividade tradicional contribui para dar vida ao rico património cultural da região e ao mesmo tempo que financiamos as nossas atividades em prol da conservação da natureza.




11 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page