top of page

Bem-vindo ao nosso Blog

Bem-vindo ao blog da Faia Brava. Aqui poderá acompanhar as nossas ações, projetos e todas as novidades.

Sunrise
Buscar

Monitorização da Faia Brava

Neste ano continuámos os nossos esforços de monitorização em espécies chave e emblemáticas na Faia Brava. No caso das presas essências, o coelho-bravo (Oryctolagus cuniculus) e a perdiz-vermelha (Alectoris rufa), ambos mostraram resultados positivos em relação ao ano passado. No caso das aves rupícolas, verificámos a manutenção dos nossos casais de águia-de-bonelli (Aquila fasciata), águia-real (Aquila chrysaetos), britango (Neophron percnopterus) e cegonha-preta (Ciconia nigra), mantendo também um número elevado de casais de grifos (Gyps fulvus). 



Os garranos, representam uma das três raças de cavalo (Eqqus caballus) nativas de Portugal.

Atualmente, em Portugal, esta raça possui cerca de 1700 indivíduos sendo que a associação Transumância e Natureza é um dos 617 criadores portugueses.

Na Reserva Faia Brava, encontram-se 27 cavalos divididos por 3 manadas. Cada manada é composta por um garanhão e quatro fêmeas adultas mais as crias nascidas em 2023. Durante o ano de 2023 nasceram 12 crias na Reserva Faia Brava, 6 machos e 6 fêmeas. Estes números revelam um sucesso de 100% na reprodução dos nossos cavalos este ano. Os cavalos desempenham um papel fulcral como engenheiros dos ecossistemas na nossa reserva. Este animais funcionam como uma ferramenta muito importante na gestão da vegetação da reserva ajudando assim na prevenção dos incêndios florestais.



No seguimento das intervenções em algumas charcas no ano passado, em 2023 realizámos esforços de renaturalização das nossas charcas. Estas não só são de suma importância para a fauna poder beber, mas também para organismos como anfíbios e insetos completarem os seus ciclos de vida. 




48 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page