top of page

Bem-vindo ao nosso Blog

Bem-vindo ao blog da Faia Brava. Aqui poderá acompanhar as nossas ações, projetos e todas as novidades.

Sunrise
Buscar

Gestão Diária da Reserva Faia Brava

Atualizado: 19 de abr.



Cavalos

Durante este primeiro trimestre assistimos aos primeiros nascimentos de garranos no ano de 2024. Desde o início do ano, nasceram 3 garranos na nossa reserva. Assim, neste momento, habitam a reserva 17 cavalos. Os nossos cavalos desempenham um importante papel no que diz respeito à gestão da reserva. Isto porque, estes ungulados, além de participarem na dispersão de sementes, através do pisoteio e herbivoria, realizam o controlo de vegetação.

 

Charcas e pontos de água

Durante este primeiro trimestre encontramo-nos, desde já, a preparar os meses mais quentes. Visto que temos uma larga rede de charcas em toda a Reserva Faia Brava, estamos agora a melhorar o acesso a estes pontos de água. Para dificultar a dispersão do feto invasor Azolla filiculoides, as charcas são vedadas impedindo o acesso aos animais. Neste caso estamos a instalar um bebedouro na parte exterior da charca. Assim, mesmo nos meses mais quentes e havendo água nas charcas, os animais terão sempre acesso a água.

 

Monitorização da biodiversidade

Uma das ações mais importantes realizadas nesta altura do ano é a monitorização. Esta monitorização das espécies que habitam a reserva é o que nos permite avaliar as tendências populacionais destas espécies e também perceber se as ações de melhoria de habitat estão a ter o efeito desejado.

Na Reserva Faia Brava, estamos a realizar o seguimento das rapinas rupícolas como o grifo Gyps fulvus, britango Neophron percnopterus, águia-de-bonelli Aquila fasciata, águia-real Aquila chrysaetos e o falcão-peregrino Falco peregrinus, assim como outras espécies rupícolas como a cegonha-preta Ciconia nigra.

Além das espécies de rapinas iremos também realizar a monitorização do coelho-bravo Oryctolagus cuniculus, a lebre Lepus granatensis, a perdiz-vermelha Alectoris rufa e o corço Capreolus capreolus.

30 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page