LIFE Aegypius return
CONSOLIDAÇÃO E EXPANSÃO DA POPULAÇÃO DE ABUTRE-PRETO / 2022-2027
Consolidação e expansão
O projeto "LIFE Aegypius return - consolidação e expansão da população de abutre-preto em Portugal e no Oeste de Espanha", financiado pelo Programa LIFE da União Europeia (EU), pretende consolidar e expandir a população de abutre-preto em Portugal e no Oeste de Espanha.
As colónias de abutre-preto nesta área de distribuição apresentam-se atualmente muito frágeis, com baixa produtividade e ameaçadas por vários fatores.
foto LIFE_Aegypius_banner_LPN
Entre as grandes ameaças à viabilidade da espécie em Portugal, incluem-se a destruição do habitat pelo aumento dos incêndios florestais, o uso ilegal de veneno, a disponibilidade limitada de alimento devido a restrições sanitárias e às reduzidas populações de herbívoros silvestres, o consumo de recursos alimentares contaminados por fármacos veterinários ou chumbo (das munições de caça), a perturbação humana durante a época de reprodução e a morte por colisão/eletrocussão em linhas elétricas.
O objetivo do projeto a longo prazo é assegurar o estado de conservação favorável do abutre-preto em Portugal através da consolidação, melhoria e aceleração da recolonização natural em curso da espécie, melhorando o seu habitat e as condições de alimentação, ao mesmo tempo que limitando as ameaças e desenvolvendo as capacidades nacionais.
LIFE21 Aegypius Return - O Programa LIFE é o instrumento de financiamento da UE para o ambiente e a ação climática. Em 21 de Maio de 2022, fez trinta anos.
para mais informações: https://4vultures.org/vultures/cinereous-vulture/
Faia Brava Research and Education Learning Lab
FUNDAÇÃO BELMIRO DE AZEVEDO / 2022 - 2025
Educação no terreno
Nos últimos anos, as necessidades das escolas estão a evoluir crescentemente para aulas no terreno e em que se possam relacionar com os mais prementes desafios das sociedades contemporâneas.
Temas como a perda de biodiversidade, as alterações climáticas, o abandono rural, ou as transições agrícolas e energéticas, obrigam-nos a preparar as novas gerações para uma efetiva procura de possíveis soluções para as mesmas.
foto João Cosme
Novas abordagens à conservação da natureza, tais como a renaturalização, requerem mais estudo e compreensão. E a nossa geração futura precisa desse envolvimento nos grandes desafios ambientais que entretanto nos oferecem perspectivas de futuro!
A Faia Brava/ATNatureza tem mais de 15 anos de experiência no desenvolvimento e oferta de programas educativos às escolas primárias e secundárias e aos seus professores.
Até agora, estes programas têm sido feitos com base em pequenos projetos, e ou como iniciativas espontâneas. Ajuda-nos a dar este próximo grande passo com a criação de um Laboratório permanente de Educação, Investigação e Desenvolvimento.
Recuperação Florestal na Faia Brava
REACT-EU/2021 FEDER - APOIO À TRANSIÇÃO CLIMÁTICA / 2023
Intervenções de resiliência
A Faia Brava apresenta um elevado risco de desertificação sendo urgente deter esse problema, melhorando a regeneração natural, e restaurando a floresta mediterrânica num "regresso ao futuro".
O nosso objetivo é restaurar a paisagem de Montado com 80 árvores adultas por hectare acelerando assim a regeneração da floresta mediterrânica na Faia Brava. Aplicar e comparar diferentes metodologias como a dispersão de sementes, "poda de formação" e plantação de árvores utilizando diferentes técnicas.
foto João Cosme
Melhorar as condições de florestação com ênfase na disponibilidade de água e na prevenção de incêndios como estratégia de combate à desertificação. Apresentar, igualmente, uma estratégia de combate à desertificação em áreas semiáridas degradadas, nomeadamente nesta que é a mais típica para a paisagem degradada no nordeste de Portugal e possivelmente para muitas áreas da península ibérica. Divulgar resultados através de atividades de intercâmbio de conhecimentos e educação para profissionais, estudantes e crianças em idade escolar.
COMPETE 2020 - FEDER - Intervenções de Resiliência dos Territórios face ao risco - Combate à desertificação através da rearborização e de ações que promovam o aumento da fixação de carbono e de nutrientes no solo.
para mais informações: https://www.compete2020.gov.pt/Avisos/detalhe/AC13_REACT-EU2021
An Impulse for Biodiversity in Faia Brava
VIRIDIA I E II / 2021 - 2024
Medidas de conservação
Esta proposta de projeto inclui um conjunto de medidas de conservação da natureza na reserva da Faia Brava com impacto direto na biodiversidade. Funciona tanto a curto como a longo prazo, tanto defensivo como ativo.
A longo prazo propomos acelerar a reflorestação através da poda de 25 ha de mato e sobreiro, potenciando o crescimento vertical, e a criação de quatro manchas de biodiversidade florestal (cada 0,25ha) como futuro banco de sementes para reflorestação natural.
foto João Cosme
Como medida defensiva, propomos desmatar 50ha de áreas dominadas por arbustos para reduzir o risco e o impacto dos incêndios florestais e criar um corredor de incêndio para parar os incêndios florestais. Além disso, propomos a criação de um poço no Norte que atrairá herbívoros que agora ficam no Sul. Uma melhor dispersão natural de herbívoros aumentará a diversidade estrutural da vegetação e, portanto, a biodiversidade. O monitoramento das ações e sua efetividade faz parte do projeto. O projeto será executado com equipe própria, e especialistas externos quando necessário.
VIRIDIA I & II - An Impulse for Biodiversity in Faia Brava
para mais informações: https://viridia.pt/why-we-exist/our-projects/faia-brava/
LIFE Wolflux
REWILDING - LIFE WOLFLUX / 2019 - 2023
Conservar a população do Lobo-ibérico
O Life Wolflux é um projeto financiado pela União Europeia focado na conservação da população do lobo-ibérico a sul do Douro.
O lobo-ibérico é uma das espécies mais ameaçadas do nosso país, correndo risco de extinção. A subpopulação portuguesa de lobo-ibérico a sul do Rio Douro encontra-se severamente fragmentada e altamente isolada do resto da população ibérica, devido a barreiras geográficas, ecológicas e sociais.
foto ?????????
O projeto LIFE WolFlux visa promover as condições ecológicas e socioeconómicas necessárias para apoiar a viabilidade desta subpopulação de lobo-ibérico. A ATNatureza é responsável pelas ações de educação ambiental do projeto. Trabalhamos com as escolas da região no sentido de sensibilizar as crianças e jovens para a importância da conservação desta espécie.
REWILDING - LIFE WOLFLUX / 2019 - 2023
Para mais informações visita o site do projeto: https://rewilding-portugal.com/pt/life-wolflux/
A Natureza e Nós
FUNDO AMBIENTAL - AMBIENTE E AÇÃO CLIMÁTICA / 2023
Participação ativa da população
A disseminação de conhecimento rigoroso sobre os valores do território, dos problemas que enfrentam e das suas possíveis soluções, apresenta-se como um caminho crucial para a sensibilização dos cidadãos para os serviços que os valores naturais do território prestam às suas vidas e à atividade económica.
O presente programa de Educação Ambiental visa a capacitação cívica e a participação ativa da população na conservação dos valores naturais, numa altura em que a sociedade enfrenta grandes desafios societais, tais como as alterações climáticas e os eventos extremos a elas associadas.
João Cosme
Propõe-se estabelecer um programa de sensibilização sobre o Valor do Património Natural da região fronteiriça do Ribacôa e as ameaças das Alterações Climáticas à sua preservação. Com ênfase na componente de Educação Ambiental, este será um programa dirigido à comunidade escolar, apresentando-se num contexto de integração multidisciplinar nos programas educativos bem como em atividades extracurriculares. Por outro lado, pretende-se fomentar, igualmente, práticas de interação ambiental lúdica e não-formal num público mais amplo do ponto de vista da sua diversidade e pluralidade etária, social e cultural, que estimule uma relação de longo prazo entre os habitantes do território e o mundo natural, baseada numa lógica de respeito pela integridade ambiental. Pretende-se assim dar um contributo para as três vertentes primordiais da Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e Biodiversidade 2030 (ENCNB 2030), nomeadamente:
a) Melhorar o estado de conservação do património natural;
b) Promover o reconhecimento do valor do património natural;
c) Fomentar a apropriação dos valores naturais e da biodiversidade pela sociedade.
FUNDO AMBIENTAL - Ambiente e Ação Climática
Para mais informações visita o site do projeto:
Trees for All
RESTAURAÇÃO DA PAISAGEM E REFLORESTAÇÃO NA FAIA BRAVA
Pequenos bosques mediterrânicos
A Beira Alta, região onde se encontra a Reserva da Faia Brava, está a sofrer um processo de desertificação devido às alterações climáticas. As paisagens são cada vez mais dominadas por vegetação arbustiva, como o caso da giesta, o que aumenta o risco de propagação de incêndios.
As florestas desempenham um papel crucial no combate às mudanças climáticas e à perda de biodiversidade. Funcionam como um banco de sementes e enriquecem o solo com matéria orgânica, aumentando os seus nutrientes e a sua capacidade de retenção de água.
foto Faia Brava
As florestas são, igualmente, essenciais para o sequestro de carbono, e para o aumento da resiliência do habitat contra fogos florestais.
A ATN, através do projeto “Trees for All”, pretende combater estes fatores através da criação de pequenos bosques mediterrânicos com a plantação de 8000 árvores nativas. As ações deste projeto são também utilizadas como ferramentas de educação ambiental, através de convites a alunos de diferentes escolas para a participação nas plantações e em conversas sobre a importância das mesmas.
Landscape restoration and reforestation in Faia Brava, Portugal
Para mais informações visita o site do projeto: https://treesforall.nl/en/projects/portugal/
foto João Cosme
LIFE Club de Fincas
POR LA COMSERVACIÓN DEL OESTE IBÉRICO / 2012 - 2017
Conservação de habitats
O projeto transnacional (Espanha e Portugal) teve como objetivo geral melhorar o estado de conservação e população/área dos principais habitats e espécies da Península Ibérica Ocidental (pela sua área ocupada/representatividade e/ou interesse de conservação de acordo com a sua escassez ou importância ecológica ) dos pisos bioclimáticos meso e supramediterrânico. Para isso, propomos intervir num total de 10 sítios Natura 2000 com diferentes ações de melhoria das aves (SPAs) e dos habitats (SCIs). Os objetivos específicos são:
foto João Cosme
- Sensibilização a nível local, regional e nacional sobre o território ibérico ocidental como uma unidade ecológica transnacional de enorme valor para a conservação da biodiversidade na Europa.
- Melhoria do estado de conservação dos habitats e da superfície das zonas húmidas, ecossistemas ribeirinhos, galerias e matas ciliares, montados de azinheira.
- Melhores recursos alimentares para a águia-imperial, águia-real, bufo-real.
- Melhoria dos níveis populacionais de abutre-preto, britango, águia-de-bonelli, cegonha-preta e peneireiro-das-torres.
LIFE12NAT/ES/000595 - FUNDACIÓN NATURALEZA Y HOMBRE
para mais informações: https://fnyh.org/educacion-ambiental/life-club-de-fincas/
foto João Cosme
R-WILD-CÔA
ECOLOGICAL CHALLENGES AND OPPORTUNITIES
OF TROPHIC REWILDING IN CÔA VALLE / 2020 - 2023
Impacto dos ungulados
Este projeto, desenvolvido por investigadores da Universidade de Aveiro em parceria com diversas outras instituições, inclusivamente a Associação Transumância e Natureza, tem como objetivo prever o impacto dos ungulados na funcionalidade dos ecossistemas mediterrânicos.
Os grandes herbívoros, nomeadamente os ungulados, desempenham um papel fundamental no equilíbrio trófico dos ecossistemas. A presença destes animais no Vale do Côa, e a sua relação com o Homem, remontam ao Paleolítico, como representado nas gravuras rupestres encontradas nesta região.
foto Ana Berliner
No entanto, a ação humana contribuiu para o desequilíbrio do ecossistema local e para o desaparecimento dos ungulados silvestres. O chamado "trophic rewilding" permitiu, em parte, que os ungulados regressassem ao Vale do Côa, tornando-o num laboratório de excelência para testar e quantificar a ação destes animais como "engenheiros" dos ecossistemas mediterrânicos. Ao integrar uma variedade de equipas e disciplinas especializadas (e.g., ecologia, microbiologia, veterinária), o projeto rWILD-COA pretende:
i) prever de que forma os ungulados impactam os processos ecológicos, o funcionamento do solo (e.g., atividade microbiana do solo, ciclo biogeoquímico), a estrutura da vegetação e a comunidade de invertebrados através das suas atividades de pastoreio, pisoteio, etc.;
ii) explorar as vias diretas e indiretas pelas quais os ungulados diluem ou intensificam as mudanças na riqueza e diversidade de espécies em face de outras perturbações ambientais, como as alterações climáticas;
iii) avaliar os efeitos do pastoreio extensivo e intensivo na mitigação do risco de incêndio;
iv) analisar a relação planta-solo e a competição inter e intraespecífica na eficácia do pastoreio, qualidade da dieta e performance individual dos animais reintroduzidos.
O rWILD-COA representa uma abordagem de interesse transversal, onde evidências científicas apoiam a manutenção e/ou restauro de ecossistemas mediterrânicos.
Para mais informações visita o site do projeto:
http://www.cesam.ua.pt/?menu=&language=eng&tabela=projectosdetail&projectid=1547
Um Futuro de Vida Selvagem
CRIANDO UM FUTURO MAIS SELVAGEM PARA O VALE DO GRANDE CÔA, IBÉRIA OCIDENTAL
Corredor de vida
Este projeto irá criar um corredor de vida selvagem crucial no Vale do Grande Côa e transformar uma região com níveis atualmente elevados de despovoamento rural e perda de espécies numa região com novas oportunidades para as pessoas e a vida selvagem.
O Vale do Côa do Norte de Portugal é uma região importante para aves de rapina e predadores de ápice, mas a caça excessiva e a perseguição diminuíram as populações destas espécies, perturbaram as cadeias alimentares e danificaram a ecologia local.
foto João Cosme
Este projeto irá criar um corredor de vida selvagem crucial no Vale do Côa e transformar uma região com níveis atualmente elevados de despovoamento rural e perda de espécies numa região com novas oportunidades para as pessoas e a vida selvagem. A reintrodução de espécies e a recuperação da floresta mediterrânica rica em biodiversidade criará as condições para o regresso da vida selvagem, e sustentará o desenvolvimento de uma economia moderna, baseada na natureza, que serve como um modelo regional.
The Endangered Landscapes Programme
Para mais informações visita o site do projeto: https://www.endangeredlandscapes.org/project/greater-coa-valley/
foto João Cosme
LIFE Rupis
CONSERVAÇÃO DO BRITANGO E DA ÁGUIA-DE-BONELLI
NO VALE DO RIO DOURO / 2014 – 2019
Britango e Águia-de-bonelli
O 'Life Rupis – Conservação do britango e da águia-de-bonelli no vale do rio Douro’ foi um projeto de conservação transfronteiriço, com a duração de 5 anos (2014 – 2019), cofinanciado através do programa LIFE da Comissão Europeia.
O projeto, que decorreu em território português e espanhol, mais concretamente nas áreas protegidas do Douro Internacional e Vale do Rio Águeda e dos Arribes del Duero, pretendeu implementar ações que visam reforçar as populações de britango e águia-de-bonelli nesta região, através da redução da sua mortalidade e do aumento do seu sucesso reprodutor.
foto João Cosme
O abutre-preto e o milhafre-real são espécies que também irão beneficiar das ações do projeto.
LIFE14 NAT/PT/000855
Para mais informações visita o site do projeto: http://www.rupis.pt/pt/
foto João Cosme